Pista de downhill Saracura

outubro 30, 2007 em Português, Trilhas e pistas por Adilson Martins

A pista de downhill Saracura fica em Mairiporã, na Serra da Cantareira. É uma trilha muito conhecida pelos tops do Downhill e mescla single tracks, jumps, barrancos, buracos, rock gardens e pontos de altíssima velocidade. Considerada uma das melhores pistas de downhill do Brasil.

É regularmente palco de competições e também é bastante usada para treinos pelo pilotos locais, é quase impossível você ir treinar por lá e não encontrar mais algum piloto descendo o morro.

Veja abaixo imagens de uma helmet cam pela pista:

Um dos pontos críticos da pista é uma rampa localizada quase no final, com um gap de aproximadamente 7 metros é preciso bastante habilidade para saltar. Para aqueles que não possuem tanta habilidade assim, ou quer poupar um pouco sua saúde, existe uma via alternativa para a passagem sem o salto, mas perde um pouco de tempo. Veja abaixo no vídeo:

Outro trecho Trecho bastante famoso e crítico é o tobogã. Vindo em alta velocidade segue um drop seguido de uma curva fechada, seguido novamente por um novo drop e curvas. Só passando por lá para se ter uma idéia mesmo…

Classificação

Downhill, nível avançado.

Extensão e tempo médio

Extensão ? 3km, tempo ? 4?30?.

Resgate

O resgate pode ser feito através de carro de passeio. A estrada tem boas condições, com trechos em terra, porém a maior parte é em asfalto. Existe uma opção mais curta para o resgate, todo em terra e em condições razoáveis de conservação. Não é aconselhável o uso de carro de passeio por essa via.

Como chegar

Use a Rodovia Fernão Dias entre na cidade de Mairiporã siga pela Av. Tabelião Passarella, centro de Mairiporã. Siga para o Pico do Olho D´água.
A maior parte do trajeto é pavimentado e orlada de árvores nativas, mas com poucas placas indicativas. O melhor mesmo é estudar o mapa abaixo e ir.

Mapa da pista de downhill do Saracura


Visualizar Pista de downhill do Saracura em um mapa maior