Gomeral, dias contados?

fevereiro 3, 2010 em Diversas, Notícias por Adilson Martins

Está em desenvolvimento no Instituto Chico Mendes a criação do Parque Nacional Altos da Mantiqueira. A idéia da criação do Parque Nacional Altos da Mantiqueira é proteger as últimas grandes áreas contínuas de florestas e campos de altitude da Serra da Mantiqueira, onde além da importância paisagística, ainda é a nascente de centenas de rios que abastecem cidades do Vale do Paraíba e até do Rio de Janeiro.

Mapa de ocupação do Parque Nacional Altos da Mantiqueira

Mapa de ocupação do Parque Nacional Altos da Mantiqueira

A proposta a ser apresentada e discutida na consulta pública abrange áreas dos municípios nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro: Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Cruzeiro, Guaratinguetá, Lavrinhas, Pindamonhangaba, Piquete, Queluz e Santo Antônio do Pinhal (SP); Delfim Moreira, Itamonte, Itanhandu, Marmelópolis, Passa Quatro e Virgínia (MG) e Resende (RJ).

Área de ocupação do Parque Nacional Altos da Mantiqueira por municípios

Área de ocupação do Parque Nacional Altos da Mantiqueira por municípios

Por ser uma área de proteção, haverá a exclusão de edificações residenciais, sobretudo de primeira residência, mas preferencialmente também de veraneio e comerciais. Muitos moradores e fazendeiros locais serão desalojados.

No município de Campos do Jordão o recorte proposto para o PARNA ocupa apenas 2,3% da área correspondendo a 655 hectares da área municipal, ocupado por edificações de grandes fazendas e lotes de grandes empreendimentos imobiliários, mas não chega a ocupar a área do da trilha K2.

Área ocupada pelo Parque Nacional Altos da Mantiqueira em Campos do Jordão

Área ocupada pelo Parque Nacional Altos da Mantiqueira em Campos do Jordão

Porém já no município de Guaratinguetá, que é o que mais contribui com terras, cerca de 15.576 hectares,representando 17,8% de toda a área proposta, temos nossa querida trilha do Gomeral que provavelmente será seu acesso suspenso para preservação. Inclusive a dona Maria, moradora do Gomeral, que muitos que já fizeram uma descida na trilha do Gomeral a conheceram, terá que se mudar.

Área ocupada pelo Parque Nacional Altos da Mantiqueira em Guaratinguetá

Área ocupada pelo Parque Nacional Altos da Mantiqueira em Guaratinguetá

As consultas públicas para a proposta do Parque Nacional Altos da Mantiqueira ocorrerão nas seguintes cidades:

  1. Pindamonhangaba (Sp): Dia 07/12/2009, Às 19 horas; Local: ETEC – João Gomes Araújo, Rua Professor José Benedito Curreno, Nº 75 – Bairro Boa Vista, CEP: 12411-010
  2. Cruzeiro (Sp): Dia 08/12/2009, Às 19 horas; Local: Sesi – Cruzeiro, Rua Durvalinode Castro N°501 – Vila Ana Rosa Novaes, 12700-000
  3. Delfim Moreira (Mg): Dia 09/12/2009, Às 19 horas; Local – Salão De Eventos Da Prefeitura, Rua Presidente Tancredo Neves N° 56 – Bairro Itajiba, CEP 37514-000
  4. Passa Quatro (Mg): Dia 10/12/2009, Às 19 horas; Local – Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, Avenida Coronel Ribeiro Pereira Nº722, CEP 37460-000

Saiba mais também sobre essa proposta em: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

A proposta de criação do parque tem o bom critério de preservação da natureza, que a cada dia tem menos lugar em nosso planeta. E por mais que seja incômodo para as pessoas que residem ou possuem propriedade na área proposta terem que se mudarem, todas receberão indenização. Mas para o downhill, provavelmente mais uma vez ficaremos órfãos de mais uma das melhores trilhas de downhill do Brasil.